Home / Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro / Ata da Reunião da Rede Social do Centro 29.06

Ata da Reunião da Rede Social do Centro 29.06

Ata da Reunião da Rede Social do Centro – 29.06

Aos vinte e nove do mês de junho de 2021, às 15h00, sob a articulação do Pr. Daniel Checchio, reúne-se a Rede Social do Centro nas dependências do Instituto Sonhe, cito à Alameda Cleveland, 484, Campos Elíseos, São Paulo – SP.

Pautas: Geração de Renda e Cozinhas Solidárias

A reunião tem início as 15h15 minutos com uma palavra de boas-vindas pelo Pr. Daniel Checchio. O mesmo faz uma breve apresentação dos objetivos serem alcançados e logo em seguida passa a palavra ao Sr. Ademar, representante da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

O Sr. Ademar passa a expor um pouco dos trabalhos da Jucesp nestes tempos de pandemia, trabalhos que visam o desenvolvimento socioeconômico de pessoas vulneráveis. Ele frisa que o projeto desenvolvido em parceria com a Rede Social do centro é justamente este, o de geração de renda. Dentro deste projeto estão presentes a formação, que ocorre em parceria com o SEBRAE, o micro crédito a ser disponibilizado aos empreendedores e também a ajuda técnica para pessoas que já estão em processo de empreendimento.

O programa tem estimulado àqueles que queiram se tornar Micro Empreendedores Individuais. Neste ponto o programa ajuda na formação técnica do empreendedor, a gestão do empreendimento e também a possibilidade do crédito para o começo de sua iniciativa.

Sobre aqueles que já possuem um empreendimento, o programa se dispõe a se tornar uma ferramenta de apoio para otimização do programa desenvolvido por este empreendedor. O programa possui ferramenta que podem ajudar a desenvolver o projeto já existente. Tanto os iniciantes como os que já empreendem podem, através deste programa, expandir de MEI para uma empresa de maior porte

Além de tal programa, a Jucesp também oferece o serviço do Balcão Único. O programa abrange todo o Estado de São Paulo e auxilia na abertura e regularização de empresas. Hoje, através do balcão único, é possível abrir uma empresa em cerca de 30 minutos.

Em seguida, passa-se a palavra ao Sr. Mauro R. Bitencourt, responsável, na Administração penitenciaria, do programa de atenção ao Egresso e Família. Trata-se de um programa de reintegração social dentro dos presídios e fora com as famílias destes egressos. Atende através de 48 unidades presentes em todo o estado de São Paulo que ajudam àqueles que estão saindo do sistema penitenciário e seus familiares. Visa fortalecer a autonomia a reintegração deste público. Cada unidade possui uma equipe completa para atender as demandas do público atendido, desde os programas de capacitação e geração de renda, além da avaliação para inclusão em outros programas sociais, regulamentação documental e outros. O Sr. Mauro coloca a instituição à disposição da Rede e agradece a oportunidade

Passa-se a palavra à Sra. Thiara de Oliveira Lima Vilela e André Luiz, representantes do SEBRAE. O Sr. André passa a expor como se dará a dinâmica de administração das ações práticas do programa empreenda rápido. Os projetos serão divididos em 6 unidades regionais na região metropolitana da cidade de São Paulo assim que a relação de entidades participantes estiver completa. Os principais objetivos do SEBRAE é a geração de renda, empregabilidade e desenvolvimento de cada indivíduo. Para isto o SEBRAE se coloca como uma ferramenta de desenvolvimento para as famílias e pessoas atendidas pelos projetos da Rede Social do Centro.

Tem a oportunidade o Pr. Daniel Beltrão que passa a falar de sua experiência com o projeto empreenda rápido. O seu projeto começou a 3 semanas com uma unidade móvel do SEBRAE com curso de panificação e confeitaria e duas turmas do programa “Descomplique”, voltado para mulheres que querem empreender, bem como ferramentas de gestão. Fala ainda da satisfação que tem tido de participar deste projeto e dos bons frutos que o mesmo tem trazido.

Ainda falando da capacitação, a Sra Thiara fala da preocupação do projeto em identificar as soluções adequadas a cada realidade. Entender qual é a demanda de cada entidade para melhor servir àquela comunidade. Diz ainda que o próximo passo é a recepção do cadastro das entidades para que possam ser direcionadas a cada base regional do SEBRAE para que as ferramentas necessárias sejam dadas afim de cada projeto possa dar aos atendidos os meios necessários de fazerem por si mesmos.

O Pastor Daniel Checchio, para exemplificar o impacto que o programa pode ter na Rede Social Social do Centro, passa a palavra ao Sr. Francisco Adalberto Soares. O mesmo é assistente social e passa a apresentar seu projeto no centro de São Paulo. Trata-se de uma república que serve de “porta de saída” para moradores de rua, ou seja, uma organização com público altamente propenso às possibilidades de transformação oferecidas pela iniciativa deste programa (empreenda rápido)

O Pr. Daniel. ainda convida o Pr. Gabriel Pietro para testemunhar sobre sua experiência empreendedora. Ele compartilha com o grupo que começou a perder, em 2013, muitos adolescentes para o crime, pois no final do período de atividades no projeto Sonhos não podiam mais participar do programa da entidade. Naquele momento ele empreendeu com o preparo de hambúrguer. Acabou por fim fazendo com que a empresa acolhesse estes jovens, ensinando-os e também fazendo com que estes mesmos jovens abrissem seus próprios negócios.

Cozinhas Solidárias

O Pr. Daniel C. passa a falar sobre a questão da segurança alimentar. Diz que existem atualmente contatos que podem ser compartilhados para que as cozinhas solidárias possam ser supridas em suas demandas diárias para o preparo das refeições.

Além disso, ideia é fazer com que a própria comunidade possa se unir para alimentar aqueles que estão carentes.

Tendo em vista tais necessidades, o Pr. Daniel passa a propor que as entidades que possuem o interesse em participar da cozinha solidária possam compor um grupo na plataforma whatsapp para tratar exclusivamente deste projeto.

Não existindo nada mais a se tratar, encerra-se a reunião as 16h32 com oração proferida pelo Pr Gabriel Pietro. Eu, Pr. Alessandro Gomes da Costa, presente a tudo, lavre a presente ata.

Presentes presencialmente:

Entidades presentes representadas pelos seguintes membros:
Presencialmente:

Pr. Daniel Beltrão – Associação Aviva
Pr. Daniel Checchio – COMEBI
Pr. Alessandro Gomes da Costa – Capelania Associação Evangélica Beneficente
Almir Lima – Missões Cristãs
Francisco Adalberto e Juliana Lima – República Santa Cecília
Pr. Gabriel Prieto – Instituto Sonhe
José Eduardo Cardoso – Instituto Black Friends.
Alisson Alex dos Santos, Natália M. da Silva – Associação Beneficente Raul das Tintas.
Irani Aparecida – Centro de Acolhida Começar de Novo
Álvaro Luiz Miranda – Centro de Acolhida da Barra Funda I
Valquíria Viana Medeiros e Ivonete Omena – Projeto Novo Tempo
Conceição Ferreira – Eu Posso Resgatando Vidas
Cristiane Fagundes Pereira – Associação Resiliência

Presente Online:

Patrícia Cavalcante Associacao beneficente anjos de ouro Zona leste SP. 11985010632 associacaobenefanjosdeouro@yahoo.com

Eduardo Soares de Souza Centro Temporário de Acolhida 17 – Liberdade 1198283-4928 eduardosoares@aeb-brasil.org.br

Mabel do Siat2 ARMÊNIA/AEB (região central) e da ABEXV (região Itaquera).
mabel@aeb-brasil.org.br
Celular (11) 993714457

Andre Luiz Costa – SEBRAE-SP Capital Oeste

Pr. David Martins Igreja Ministério Profético Geração de Adoradores (11) 95795-1019

Geane Dumont Associação Comercial de Heliópolis e região. geanedumont@gmail.com. 11 99378-7170

Carla da Silva Mecca Ischi- Associação União de Amigos do Jd. São Francisco e Jd. Rodolfo Pirani 11 98931-7758

Alessandra Cristina da Silva Gomes Projeto Filhos e Filhas Dorcas 11 947846122 Rua João Pires Monteiro 401 Jardim Sapopemba zona leste de SP

Thiara Lima – Sebrae SP – Capital Oeste thiaraol@sebraesp.com.br – 38037521
Elder peres reis

Elder.da AEB- Casa Porto Seguro

Alisson Bastos- Associassão Arca de Noé

Wanda Grecco – Associação Materna – (11) 97100-4976

Rosemeire Almeida Fernandes Mendonça – Associação Comunitária Geração de Samuel, ,fone: 95711-9958

Andréia Costa Associação Clube de mães do jd Rosana Lourdes e adj . 965989658

Mauro R Bitencourt. Central de Atenção ao Egresso e Família. 11 3112 0288
11 99616 4422. mbitencourt@sp.gov.br

Associação Beneficente Educacional Tabernáculo Edna Padilha 1198411-0132 Itaquera. asstabernaculo@gmail.com

Alessandra Cristina da Silva Gomes Igreja Ministério Siquem – Projeto Filhos e Filhas Dorcas (11) 94784-6122 Rua João Pires Monteiro, 401 Jardim Sapopemba- Zona Leste

Thiara Lima – associação beneficente raul das tintas. 11 910751229

Ivani Aparecida roque dos santos milagre Apoio (Centro de acolhida comecar de novo ),2681-2420/95912-0345 Rua Emídio Souza,41 Vila Marieta
Costa

Instituto DIPI – Élia – 997821384/39192942

Diego Deolindo – Associação CBM – Casa Verde -Zona Norte – 94189-0037

Marina Sasf Dutra (11) 98996.3899

David Martins – MPGA (11) 95795-1019
Elder peres reis – Associação evangélica beneficente casa porto seguro tel 3326-6640

Willams Fernandes da Silva, ACEDA ( Associação Comercial e Empresarial do Distrito Anhanguera) Tel 11 99909 7514

Luiz Álvaro Miranda Centro de acolhida Barra funda 1-Apoio Norma peruchine 77 barra funda 33924625 (Sinara)94952,-7201

Este slideshow necessita de JavaScript.

About Rede Social do Centro

Check Also

Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro – 16 04 24

Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro – 16 04 24 Local: Câmara Municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat