Ata da 1ª Reunião da Rede Social do Centro na Câmara Municipal de São Paulo – 07/02/24

Ata Reunião da Rede Social do Centro – 07/02/24

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Sala Sérgio Vieira de Melo – Viaduto Jacareí 100

A Reunião começou ás 14h20 com uma apresentação breve de cada participante.

Na sequência o Pastor Daniel Checchio agradeceu ao Sindicato dos Comerciários na pessoa da sua Diretora Social que estava sentada à mesa a Sra Cleonice Caetano por acolher a Reunião Geral da Rede e também ter dado todo apoio para o sucesso do período pós pandemia, disse ainda que a vinda da Rede Social do Centro para a Câmara Municipal é também para buscar apoio para as ações nas Redes Sociais da periferia que depois da pandemia diminuíram muito o seu ritmo e muito dos problemas sociais do centro também se deve ao esvaziamento de equipamentos sociais nos locais periféricos e os Mutirões precisam voltar para unir os atores sociais de cada região.

Fez uma apresentação, amparada por um Power Point, sobre o histórico, funcionamento e relatório de atendimentos dos mutirões da Rede Social do Centro desde seu início. Foi apresentado também os relatórios das entidades SEVA e Aviva na atenção a segurança alimentar durante a pandemia.

Na sequência a apresentação o Pastor Daniel Checchio fez um relato sobre a situação social do centro da cidade de São Paulo, dando ênfase a situações como a cena de uso aberto de crack (Cracolândia), o esvaziamento do comercio e a situação de segurança. Ele ressaltou ainda que a intenção da rede nesse momento é voltar a fazer ações em prol dos usuários de crack, promovendo internações e outras portas de saída para dependência química.

Após essa fala foi apresentado o vídeo com a Dona Cristina (vídeo abaixo), uma idosa atendida do Projeto Kalebe, que é executado pela SEVA, no vídeo ela falou sobre a importância das refeições diárias que ela tem recebido através do Projeto Kalebe, assim como ela dezenas de milhares estão na iminência de irem para as ruas caso lhes falte apoio para se alimentarem, pois, o salário mínimo é pouco para pagar aluguel e alimentação, e isto é preocupante com relação aos idosos que moram sozinhos e que a prevenção para a população vulnerável e em insegurança alimentar que moram em cortiços, ocupações e pensões é de fato tão importante quanto o acolhimento dos que moram pelas ruas por parte do poder público.

O Sr. Sidney, que trabalha no gabinete do Vereador Cel. Sales, se apresentou e falou sobre a atuação do vereador enquanto era Subprefeito da Sé. O âmago de sua fala foi o apoio que o Cel. Sales deu aos eventos da Rede Social do Centro e a importância da unidade em prol de ação para recuperar a cidade de São Paulo.

Seguindo a pauta foi tratado sobre o mutirão da rua 25 de março. Foi reproduzido um vídeo da Claudia da UNIVINCO – União dos Lojistas da 25 de março, (Vídeo abaixo) que propôs que o evento tenha como ênfase a cultura sírio-libanesa. O evento será no dia 25 de março, segunda-feira.

O pastor Daniel Checchio, falou sobre o potencial de recuperação que cada pessoa em situação de vulnerabilidade tem apesar da dificuldade e complexidade dos casos, neste instante chamou o Sr. Antonio Carlos da Arena Bela Vista que faz gestão de um projeto que atua na inclusão de crianças vulneráveis através do esporte, cultura e educação, é um exemplo de pessoa recuperada das drogas. Ele fez um breve relato sobre sua trajetória e sobre seu projeto que atende a 500 crianças.

Foi feito uma análise de conjuntura em torno dos projetos em atenção a pop rua. Foi falado sobre as hostilidades, repressão e descaso com os projetos por ações de agentes da polícia na tentativa de impedir os atendimentos.  A, Ângela, do SEAS 4 colaborou relatando que eles já foram recebidos com spray de pimenta pela GCM.

O pastor e missionário, Aranilton Babão relatou outra abordagem da GCM impedindo a realização de curativos na população da Cracolândia em dia no qual ele faz seu trabalho missionário. Ele e seu filho Gabriel, de apenas 8 anos, foram ameaçados de prisão por um policial da GCM caso eles continuassem o atendimento.

Ele precisou conversar muito com o filho, pois ficou extremamente abalado com a fala do referido GCM.

Então o pastor Daniel fez a proposta de realizarmos uma reunião para abrir um diálogo e explicar o trabalho das Missões Cristas do Centro para evitar que se esteja fazendo uma repressão à um aliado no trabalho de transformação do Centro de São Paulo, por julgar erroneamente o seu trabalho. Foi feito uma proposta de reunião com a Secretaria de Segurança Pública para solicitar o apoio preventivo na região ao invés do repressivo durante o trabalho de abordagem dos missionários, o Pastor Daniel disse que devido o afastamento da polícia militar e da GCM das reuniões da Rede, estão acontecendo estes estranhamentos.

O pastor Daniel Checchio fez um relato sobre a conversa que aconteceu entre os pastores Rossano e ele com o Doutor Quirino, gestor do HUB, antigo CRATOD, que se comprometeu a destinar vagas de internação para realização do mutirão que aconteceu na rua Santa Efigênia em novembro, mas não entrou mais em contato.

A Cleo do Sindicato dos Comerciários reiterou o apoio da entidade as ações da Rede Social do Centro, além de ter distribuído um flyer com a informação sobre vagas de emprego oferecidas por empresas através do sindicato.

Em seguida foram feitos informes das seguintes entidades:

A Katia Apolinário, mãe atípica falou sobre sua atuação no cuidado de seu filho Antônio, que tem TEA – Transtorno do Espectro Autista, além de sua militância na causa. Ela propôs que a Rede Social do Centro realize uma ação no dia 02 de abril, data mundial de conscientização sobre o autismo, para realizarmos uma ação de informação sobre o transtorno.

O pastor Daniel propôs tratar dessa temática no evento de pascoa, que ficou marcado para o dia 06 de abril de 2024 na Arena Bela Vista.

A Katia relatou a dificuldade de se conseguir o diagnóstico de tratamento de crianças com TEA através do SUS. Por fim, a Katia propôs a realização de um mutirão de saúde mental. A Katia divulgou seu Instagram @fala.katia.

A Sra. Rose do CERVI falou sobre a atuação a entidade que tem 25 anos de existência e trabalha no apoio a famílias em situação de violência doméstica e mulheres em situação de violência.

Josefa Alves do COMAS falou sobre o conselho e abriu para entidades buscarem fazer a certificação. Ela falou também sobre as novas resoluções e se colocou a disposição para atender as entidades da Rede Social do Centro.

Thais de Paula apresentou o projeto Casa na Luz que tem o objetivo de acolher e dar suporte mulheres em situação de refúgio e migração. Eles têm também um projeto de contraturno escolar para os filhos dessas mães.

O Felix apresentou o PEP – Programa de Educação Previdenciária e colocou a disposição das entidades da Rede Social do Centro.

O Alan, Orientador Social do Seas IV, que trabalha em atenção a pop rua, relatou o aumento de burocratização para dar suporte a essa população na retirada de documentos. Antigamente bastava acessar o site o Poupa Tempo, e agora é necessário ter uma conta no .GOV, essa medida prejudica muito o agendamento para o primeiro atendimento.

No final foi proposto uma oração realizada pelo Gestor da AEB – Associação Evangélica Beneficente o Sr. Sergio Mendes.

 

PRÓXIMA REUNIÃO GERAL DA

REDE SOCIAL DO CENTRO

LOCAL: Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sérgio Vieira de Melo – Viaduto Jacareí 100

DIA/HORA: 05 de março – terça feira das 14h às 16h

 

PRESENTES:

Keller Farias – Associação Filhos e Filhas Dorcas

Antonio D’Angelo – Gabinete Ver. Sandra Santana

Marcelo Alves – Instituto Comunhão em Movimento

Josefa Alves Amorim – SMADS/ Comas

Leonardo Borile – UGT/SECSP

Mª de Fátima Barros – ONG Fazendo a Diferença

Gabrielle Oliveira – Projeto Casa na Luz

Thais de Paula Albuquerque – Projeto Casa na Luz

Anderson do Nascimento – ONG Instituto Biomedicina

Cleonice Caetano – Sindicato dos Comerciários

José Alves – Banda Alma Livre

Daniel Beltrão – Yah Church

Claudia Costa – Sociedade Bíblica do Brasil

Diego Deolingo – 1nidade SP / AB CBM

Débora Matos Brunelli Araújo – ASCOM – SEAS IV

Angela de Oliveira – ASCOM – SEAS IV

Alan Teixeira Andrade – ASCOM – SEAS IV

Cassia Barbosa de Lima – ASCOM – SEAS IV

Leandro Godois de Amorim – ASCOM – SEAS IV

Renan Gomes – Igreja Metodista da Luz

Rodrigo de Benedictis Delphino – Inst. Federal de SP

Rose Santiago – CERVI – Centro de Reestruturação para a Vida

Cristina Renata Nordato – CERVI – Centro de Reestruturação para a Vida

Rose Correa – CPM – SÉ

Annabella Andrade – Coletivo O Direito Achado na Rua

Associação Amor Bela – Claudio Nascimento

Almir Lima – Missões Cristãs

Felix Cavalle – INSS

Sergio Santos – AEB – Associação Evangélica Beneficente

Téka Cassab – Desperta Débora

Rosangela de Souza – GAIA

Eliel Guimarães – Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

Sérgio Tenório – Promoção Humana – SP

Francisco Américo – Igreja sem paredes

Daniel Falkenstein – Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Rossano Iaconelli – Yah Church

Antonio Carlos Junior – Arena Bela Vista

Gabriel Checchio – COMEBI-ZN/SEVA

Aranilton Felix de Jesus – Ministério Fogo Cruzado

Humberto Carrijo – Edificando Vidas no Jardim de Deus

Paulo Henrique Costa – Despertar da Família / Fundação Presbiteriana

Alexandre Queiroz – Instituto Káris

Claudionor de Oliveira – Instituto Káris

Carlos Beutel – MOVECENTRO/SP

Maria Aparecida Salles – MOVECENTRO/SP

Gabriel da Silva – SEAS IV

Tamyris de Oliveira – SEAS IV

Livia Arcanjo – SEAS IV

Sidney Lance – Gabinete Vereador Cel Salles

Ivonete Omena Cestari – Projeto Novo Tempo

Claudineia Estevão Araújo – Projeto Novo Tempo

Daniel Checchio – REDE SOCIAL DO CENTRO

 

Imagens da 1° Reunião Geral da Rede Social do Centro realizada na Câmara Municipal de São, com o intuito de organizarmos o Rua Cidadã 25 de Março e a Páscoa no Bixiga! Gratidão pela fé…deu tudo certo 😉🙏🏼

Este slideshow necessita de JavaScript.

About Rede Social do Centro

Check Also

Ata da Reunião Geral da Rede Social do Centro – 14.05.2024

Ata da Reunião Geral da Rede Social do Centro – 14.05.2024 Local: Câmara Municipal de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat