Ata da Reunião da Rede Social do Centro – 18.04 – Abril
Local: Primeira Igreja Batista de São Paulo
A reunião teve inicio ás 15h20 com uma rápida apresentação dos presentes e a pauta da reunião:
Avaliação do Evento Rua Cidadã 25 de Março:
Primeiro foi passado as imagens do Evento Rua Cidadã 25 de Março e os números conforme segue abaixo:
Segue abaixo os números:
Programa Recomeço – 150 atendimentos
Visão Mundial – 1.500 atendimentos
Inova – 160 atendimentos
Polícia Militar – 1.000 atendimentos
Guarda Civil Metropolitana – 1.500 atendimentos
Recriar.com.você – 600 atendimentos
Sabesp – 2.000
CVV – Centro de Valorização da Vida – 150 atendimentos
INSS – 350 atendimentos
CAT – 250 atendimentos
OAB – 129 atendimentos
Poupa tempo – 280 atendimentos
Teruya – 450 atendimentos
Missões Cristãs do Centro – 1.100 atendimentos
Mais Consultas – 1.000 atendimentos
PAVS – 600 atendimentos
De Braços Abertos – 525 atendimentos
Secretaria Municipal de Saúde – 6.000 atendimentos
Suvis – 500 atendimentos
ABPH – 1.000 atendimentos
Cruz Vermelha – SP – 2.000
Sindicato dos Comerciários – Saúde – 600 atendimentos
Sindicato dos Comerciários – Cidadania – 600 atendimentos
Exército de Salvação – 580 atendimentos
DST/AIDS – 9.565 atendimentos
Atendimento Cultural – 1.000 pessoas
Alimentação Voluntários – 400 atendimentos
SMADS – 291 atendimentos
Rede Social do Centro – 1.200 atendimentos
TOTAL 35.480
Pontos a serem melhorados:
– Faixa de identificação das tendas serem colocadas de forma que fique mais visível aos usuários, ou dos dois lados da tenda ou a frente!
– Os voluntários e participantes terem um mapa mais visível da localização dos serviços, o que foi distribuído estava muito pequeno; (Felipe se responsabilizou por fazer um novo croqui)
– Colocar pelo menos 03 totens de identificação dos serviços em pé na rua;
– Numerar as Tendas;
– Todas entidades ajudarem na divulgação do evento na imprensa replicando o release e compartilhar o cartaz dos eventos nas redes sociais (Criar evento publico na rede social);
– Fazer uma campanha marketing para compartilhar na mesma hora os cartazes do evento para ter um alcance maior;
– Foi solicitada a presença de serviços como avaliação odontológica e exame de acuidade visual;
– Fazer uma coleta de materiais recicláveis como garrafas pet para ser fazer as oficinas tais como o De Braços Abertos que utiliza muito o material;
Pontos positivos:
– Adesão da população, muitas pessoas entrando nas tendas;
– Resultado total de atendimentos mais de 35.548;
– Participação das novas entidades na Rede como Mais Consultas com três médicos e enfermeiros atendendo a população e a OAB com mais de 10 advogados fazendo as orientações jurídicas;
– A organização do evento tudo funcionou bem, tendas, mesas, cadeiras, palco, serviços de eletricistas, começou e terminou na hora prevista;
– Alimentação para voluntários foi sem reclamações, um ótimo trabalho da Univinco e dos voluntários da Primeira Igreja Batista;
– No palco compareceram todas as atrações e tivemos a presença do campeão mundial de DJ Erick Jay;
– Atuação de todos voluntários foi vibrante e incansável, chegaram no horário combinado e ficaram até o fim;
INFORMES
O Pr.Daniel informou sobre o evento da Rede Social Zona Leste Dia do Bem, que comemora os 33 anos da Bairro e está tendo o apoio da Prefeitura Regional, o cartaz segue em anexo.
A Srta. Natalia da Visão Mundial informou sobre o trabalho do Kiteira e que gostaria de ajudar no evento do Dia do Bem Cidade Tiradentes;
O Pr.Daniel disse que ligou para a ex- Secretária de Assistência Social, Soninha Francine e agradeceu ao apoio que ela deu na Caminhada pela Paz, nas reuniões com o GT Criança e Adolescente e no evento Rua Cidadã 25 de Março a Rede Social do Centro e que espera que agora exercendo a militância como Vereadora ela possa continuar presente nas questões sociais da Cidade, e que espera a mesma reciprocidade para com a Rede Social do Centro do novo Secretário Felipe Sabará.
Nesse momento o Sr. Ranieri do GT Criança e Adolescente informou que se reuniu pela terceira vez com os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMADS e compartilhou as demandas construidas coletivamente entre os GT’s Criança e Adolescente da Rede Social do Centro e da Rede Nossa São Paulo e foram apresentados no total 10 (dez) sugestões de trabalho em conjunto com SMADS, o Grupo se dispõe a dar continuidade em construção coletiva e o último encaminhamento estabelecido em reunião é que o Grupo se reuniria com as coordenações dos serviços que atendem criança e adolescente do centro da cidade para poder compreender o funcionamento dos serviços e fazer sugestões e encaminhamentos de como a sociedade civil pode contribuir com este processo, o GT também se reuniu com o coordenador de criança e adolescente da Secretaria de Direitos Humanos Gustavo Felício e a próxima reunião do GT Criança e Adolescente ficou marcada para o dia 26.04 – Quarta feira ás 14h00 na sede da Visão Mundial no 7º andar da Primeira Igreja Batista.
O Sr.WiIl do Grupo de Mães do Brasil, que trabalha com pessoas em situação de rua e são os gestores do Castelinho da Rua Apa informou que gostaria de ceder o espaço para realização de eventos sociais. E que vê uma possibilidade de somar as entidades que fazem abordagem com a pop rua no sentido de criar um sistema para informar o que se tem feito para com cada pessoa e assim seria um complemento ao SIS RUA onde informaria o que as ONG’s tem feito para cada pessoa e o que poderia ser oferecido ao cidadão para complementar o desenvolvimento pessoal. Ele propôs uma reunião de Rede no Castelinho da Rua Apa.
O Pr.Daniel propôs então a criação de um Grupo de Trabalho Pop Rua da Rede Social do Centro e o que foi bem aceito pelos presentes, e desta forma estaria a Rede Social do Centro voltando a formular e propor políticas públicas a pop rua e os usuários de crack. Data da Reunião GT Pop Rua dia 27.04 – Quinta Feira ás 14h00 no Castelinho da Rua Apa.
a Sra. Aryane do bairro de Perus informou juntamente com o Pr.Neto que ambos estiveram no CEU PERUS conversando com a Coordenadora Cultural do local, ela gostou muito da proposta de realizar um Dia do Bem dentro do CEU no 2º semestre deste ano, ficando apenas aguardar a definição da nova direção da unidade que ainda não havia tomado posse, para posteriormente dar sequência as articulações. Ao que tudo indica vem aí a Rede Social Perus.
O Sr. Lauletta informou que o Pão de Açúcar esta solicitando ONGs para se cadastrarem no programa GPA para receber doações de alimentos, basta ir aos supermercados da Rede Pão de Açucar o que inclui o Extra e perguntar se já tem alguma ONG cadastrada.
O Sr. Felipe Rocha informou sobre o seu trabalho com escolas que está no seu site: http://feliperocha.art.br/ quando artistas levam o street art para dentro da sala de aula, sua proposta foi bem recebida pelo grupo e foi indicado participar do GT Criança e Adolescente que terá uma ação na Escola João Kopke no mês de Maio.
Dr.Gunther do Mais Consultas iniciará uma campanha de doação de agasalhos para Rede Social do Centro nas unidades do Mais Consultas visando o inverno deste ano.
Próxima reunião da Rede Social do Centro:
LOCAL: PIB – Primeira Igreja Batista de SP – Pça Princesa Isabel 233
DIA/HORA: 09.05 – Terça Feira às 15 horas
Presentes:
Felipe Rocha -feliperocha.art.br
Tino Perez – CVV Centro de Valorização da Vida
Will Shmalthz – Clube de Mães
Ariane Rocha – Perus
Tatiane Rezende – Sociedade Bíblica do Brasil
Maurício Queiroz – Base de Missões Quadrangular
Annabella Andrade – Comunidade Brasil
Raniere Pontes – Visão Mundial
Natalia Zanni – Visão Mundial
Caroline Marques – Visão Mundial
Rodrigo Anacleto – Seas Sé
Carmen Lopes – SAEC
Maria Caetano – SEAS 4
Marina Oliveira – SEAS 4
Helena Pompeu Toledo – Tenda DBA – SMS
Zélia Pagliarde – Tenda DBA – SMS
Rosiene Silvério – SMADS
Reinaldo Junior – PIB – SP
Abel de Moraes – Jeame
José Neto – Rede Social Noroeste
Nercina Costa – OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
Thiago Cordeiro – SEAS República
Ari Silva – COED/SEDS
José Lauletta – Adoração e Adoradores
Almir Lima – Missões Cristãs
Gunther Krahenbuhl – Mais Consultas
Daniel Checchio – Comunidade Evangélica do Bixiga