Home / Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro / Ata da Reunião da Rede Social do Centro 15.06 SEBRAE E JUCESP

Ata da Reunião da Rede Social do Centro 15.06 SEBRAE E JUCESP

Ata da Reunião da Rede Social do Centro – 15.06

Aos quinze dias do mês de junho, às 15h20, sob a articulação do Pr. Daniel Checchio, reúne-se a Rede Social do Centro nas dependências do Instituto Sonhe, cito à Alameda Cleveland, 484, Campos Elíseos, São Paulo – SP, após uma rápida apresentação dos presentes presencialmente e online passamos a pauta do dia:

A reunião tem início as 15h30 minutos com uma palavra de boas vindas pelo Pr. Daniel Checchio, que expressa a alegria pela presença de todos os presentes, tanto online como presencialmente. Ato contínuo, o Pr. Daniel avisa aos presentes que o representante do SEBRAE convidado para participar da reunião enfrentou problemas no local de trabalho. Um funcionário foi diagnosticado com Covid-19, sendo esta situação um impeditivo para sua participação, tendo em vista que todo o prédio teve de ser desocupado exatamente no momento em que a reunião se dá.

O Pr. Daniel passa a palavra ao Pr. Daniel Beltrão que passa a compartilhar com os presentes a sua experiência com o programa Empreenda Rápido. O mesmo passa a expor como os programas tem abençoado sua comunidade na região Oeste da Cidade de São Paulo. Atualmente ele tem articulado os programas de panificação e programas de empreendedorismo voltado para mulheres junto à comunidade. Continua dizendo das responsabilidades da entidade que acolhe, as facilidades para a comunidade que implanta o programa e as vantagens que são agregadas pelo SEBRAE à divulgação, estrutura e adesão ao projeto.

O Pr. Daniel Checchio passa a palavra ao Sr. Walter Iroshi, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que passa a discorrer sobre a importância da parceria do SEBRAE com a Jucesp no trabalho de legalização de pequenas empresas no estado de São Paulo. Fala que atualmente é possível abrir uma empresa em 30 minutos e que em tempo oportuno a Junta irá compartilhar com a Rede Social do Centro a maneira como a Jucesp pode ajudar àqueles que querem empreender.

Ainda, em se tratando da Jucesp, tem a oportunidade também de falar à Rede o Sr. Ademar, vice presidente daquela instituição que, em linhas gerais, fala um pouco sobre a estrutura do programa empreenda rápido, que consta com entidades como o centro Paula Souza e outras escolas que qualificam o profissional. Além disso, a maneira como o programa ajuda o microempreendedor a abrir sua empresa, conseguir crédito junto ao banco do povo e outros meios para que o empreendedor possa ter sucesso em seu empreendimento. Ele ainda ressalta que o programa ainda está disponível para aqueles que já possuem um pequeno negócio, atendendo os que enfrentam dificuldades e precisam de meios para alavancarem seus negócios. Ele ainda agradece a oportunidade de participar da reunião.

O Pr. Daniel encaminha então aos presentes, através do chat da reunião, formulário para que cada entidade responda tendo como objetivo identificar quais são as potencialidades dos projetos que irão aderir ao programa empreenda rápido.

Dando prosseguimento à reunião, o Pr. Daniel Checchio, tendo em vista que o Sr. Diego, representante do programa empreenda rápido, conseguiu chegar a tempo à reunião, passa a palavra ao mesmo que passa a expor pontos essenciais do programa.

O Sr. Diego fala que o programa se divide em duas áreas, sendo a primeira sobre gestão. Está área está focada em dirimir as dúvidas sobre gestão, finanças, sendo o curso realizado em uma semana, tanto online como presencial. Presencial 4 horas por dia e online 2 horas por dia durante uma semana.

A segunda área abordada pelo programa é a de cursos técnicos. Em parceria com entidades públicas o programa oferece cursos técnicos. São mais de 160 cursos com cargas horárias diferentes, dependendo do tipo escolhido, a depender do município. Os cursos acontecem nas escolas do Senai ou do Senac, tendo em vista a necessidade do laboratório. Existem ainda municípios que não possuem escolas e para estes o Senai ou Centro Paula Souza enviam uma carreta que ministra os cursos. Nestes cursos também há uma área de gestão, tendo em vista a necessidade do empreendedor de organizar sua empresa.

Para a parte de gestão é necessária uma antecedência de pelo menos 15 dias. Já a parte técnica é necessário, em média, um mês de antecedência para que as demandas logísticas do curso sejam atendidas.

Atualmente a média de pessoas em cada curso é de 15 pessoas, a depender do espaço disponibilizado. Já o numero nos laboratórios é de cerca de 30 pessoas.

O Sr. Diego ainda deixa claro que sua maior preocupação neste programa é a adesão das pessoas, tendo em vista que quando alguém se compromete a participar e desiste acaba tirando a vaga de alguma pessoa que gostaria de participar do programa.

Tendo explicado tudo isso, passam-se às perguntas:

Quem já possui uma estrutura pronta para ministração de curso, há a possibilidade de realizar o curso no local disponibilizado? Sim. No caso em questão o Senai envia um técnico ao local para analisar o mesmo. Em sendo viável o curso no local o programa fornece todos os insumos necessários para realização da atividade no Local

A mesma instituição pode pleitear o curso nos dois segmentos? Sim, se existirem pessoas o bastante e a estrutura necessária a quantidade de cursos podem ser quantas o espaço comportar.

Existe limitação geográfica? Não. O curso está disponível para todo o estado de São Paulo, em todos os municípios.

Caso alguém queira alugar um espaço para o Curso, o SEBRAE paga a locação? Não. Tal custo não está disponível.

Quanto a emissão do certificado, quanto tempo demora? Hoje esta emissão é automática. O Senai e SEBRAE tem dois dias como prazo máximo para emissão dos certificados.

O curso pode ser realizado em lugares simultâneos? Sim

Em que plataformas o curso pode ser dado? Além disso, quem custeia a alimentação? Pode ser feito pelo zoom e WhatsApp. O custo da alimentação não é contemplado atualmente pelo programa.

Quem já participou deste programa no passado pode participar desta nova fase? Sim. Tendo disponibilidade na carteira de curso, basta só solicitar.

Sobre o acesso ao agendamento para começar o programa, como é feito? Através do formulário disponibilizado nesta reunião o SEBRAE ira organizar o cronograma para atender as entidades e suas demandas.

Quem já teve o projeto e, por conta da pandemia, teve de interromper, pode voltar a ter o projeto, reativar a turma? Sim. As demandas serão encaminhadas aos escritórios regionais para o devido processamento dos pedidos.

As pessoas podem procurar os cursos individualmente, independente das entidades? Qual o procedimento? Sim. A pessoa pode se inscrever e participar, tal como as que estão ligadas às entidades.

Qual a faixa etária das pessoas que desejam fazer o curso? Maior de 18 anos ou com 16 anos emancipados. Existem outros programas do SEBRAE voltado para o público menor. Em termos de escolaridade é necessário que a pessoa seja alfabetizada. Existe, inclusive, possibilidade de atender pessoas com dificuldades de audição ou de fala.

É preciso passar pelo processo do programa para ter acesso ao credito? Sim, pois o credito é orientado. Através do curso o requerente ira ter a exata noção de como o dinheiro poderá ser aplicado.

Não havendo mais perguntas, chegando ao fim da reunião, o Pr. Daniel orienta o grupo a preencher o formulário disponibilizado, bem como disponibiliza para os participantes o seu contato para que os presentes possam entrar em contato com ele.

Encerra-se a reunião com uma oração proferida pelo Pr. Alessandro Gomes da Costa as 17h00.

  • Entidades presentes representadas pelos seguintes membros:

Presencialmente:

Pr. Daniel Beltrão – Associação Aviva

Pr. Daniel Checchio – COMEBI

Pr. Alessandro Gomes da Costa – Capelania Associação Evangélica Beneficente

Natalia M. da Silva e Alison Alex dos Santos – Associação Beneficente Raul das Tintas (11) 948901412

José Eduardo Cardoso e Wagner Sergio Pereira – Instituto Black Friends (11)975016908

Agostinho de Assunção Neto – Projeto Acredita (11)980711552

Almir Lima – Missões Cristãs (11) 97641 8644

Ivonete Omena Cestari – Projeto Novo Tempo (11)993707543

Leandro Freitas – Osasco (11)985933537

Katia w. S. Nunes e Douglas de Souza – Associação Mais Brasil (989829397

Ivone S. N. Cardoso e Clodoaldo Prado Cardoso – Igreja Batista Elim (97512 0291

Adilson F. Santos – Amor em Ação/Paz Church (11)999337765

Projetos Presentes Online

Valdir Instituto Viver Melhor

Élia Inês de Azevedo – Instituto DIPI – F: 39192942 / 997821384

Carla DA Silva Mecca Associação União de Amigos do Jd São Francisco e Rodolfo Pirani

Associação Dos Idosos da Zona Sul ROSA DE SARON. Rua Trova Saudosa , 269, Jardim Oriental

Email. asrosasaron@outlook.com

Clarice Pereira/coordenadora administrativa

Celular : 949556076

Edna Bezerra Padilha

Associação Beneficente Educacional Tabernáculo

Telefone 11 984110132/asstabernaculo@gmail.com

Elaine Projeto Ponto e Virgula associacaoppv@gmail.com

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ANJOS DE OURO , PRESIDENTE:PATRICIA CAVALCANTE – 11985010632; 11969716829. Email associacaobenefanjosdeouro@yahoo.com

paty.cavalcante@yahoo.com.br

Valdir Ferreira Da Silva, Instituto Viver Melhor,(11)968404436,email itvivermelhor@hotmail.com

Associação de Moradores Jardim São Bernardo

Rosângela -associação Jd São Bernardo e adjacência -9 5404-5962

Élia Inês de Azevedo – Instituto DIPI – 39192942 / 997821384 – institutodipi@gmail.com

Kelly Almeida. Associação vidas contam; Telefone :11966062613/kelly00almeida@gmail.com

Marleide Pereira. Instituto Viver Melhor; (11)95147-1514. mahpereira317@gmail.com

Célia Regina Paiva   ong  de Enducação Esporte Cultura Parque Florestal  rua Sinfonia Inacabada n 02  Parelheiros. ongeecparqueflorestal@gmail.com

Carla da Silva  Associação União de Amigos do Jd São Francisco e Rodolfo Pirani  email associacaouarpf@gmail.com  contato 98931-7758

Instituto de Ação Social Videira. videira.contato@gmail.com;  19 974163042

Roberto Messias da Silva. robertomessias7@hotmail.com

Alessandra Cristina da Silva Gomes. Igreja Pentecostal Ministério Siquem. Projeto Filhos e Filhas Dorcas; (11) 947846122

Ação Social em Defesa do Verde e Meio Ambiente -Maria Aparecida da Silva – Cida Guerreira,     9.8325 -9091 , endereço eletrônico  cidaprojetos@yahoo.com.br

David Martins. Ministério Profético Geração de Adoradores (igreja). mpga.ctt@gmail.com; (11) 95795-1019

CTA 17 AEB – Eduardo Soares de Souza telefone 98283-4928 – eduardosoares@aeb-brasil.org.br

Patrícia Arruda Apolinário . Associação União Internacional da fé. Presidente: Patrícia Apolinario patriciaapolinario89@gmail.com; (11) 9.6551‐7979

Alessandra Cristina da Silva Gomes. Igreja Pentecostal Ministério Siquém. Projeto Filhos e Filhas Dorcas. (11) 947846122/ alessandracristina15@gmail.com

Deise Cristina Haj da Costa. Ministério dos Guachos. 11949099723. deise_haj@hotmail.com

José Elder Peres AEB – Núcleo Porto Seguro.- cel:953354525 – e-mail elder@aeb-brasil.org.br

Cleotina Mariano vice da assosiaçao bnf casa de caridade vovò Catarina 956758097 emel vovò Catarina pingo dgua @gmail.com

Letícia Rodrigues Gonçalves. Projeto Gente de Perto / ABBA Brasil. gentedeperto@gmail.com  / @gentedeperto. 11 99823-5526

Dorcas Henriques de Freitas Silva.  11 95409 4240 / admadureirasuzanopolis@gmail.com,  Projeto Semeando Vida Esperança e Assistência Social

Deferson Lima. ONG: Impacto Positivo Social. E-mail: DefersonLima.Oficial@gmail.com;

(11) 9.6535-6333

Ong de Enducação Esporte Cultura parque florestal.  Parelheiros.   Célia Regina Paiva  942561965.   ongparqueflorestal.secretario@gmail.com

Gilma de Fátima Tomáz Colanhezi. Associação beneficente Elo da graça. Rua: Palmira stª Edwiges 10, jd são João SP Cep: 02365-070. gilmalapyetra@gmail.com. 11954868008

Geane Dumont Associação Comercial de Heliopolis e Regiao. 11 99378 7170. geanedumont@gmail.com

Associação Beneficente Menina Dos olhos De Ouro Email associacaomeninadosolhosdeouro@Outlook.com

Valdir Ferreira da Silva. Instituto Viver Melhor. Email itvivermelhor@hotmail.com; (11)968404436

Rua Bartolomeu Ferrari,432 ,conjunto Jose Bonifacio

Rosemeire Almeida Fernandes Mendonça , Associação Comunitária Geração de Samuel, rua dos filhos da terra  676   zona norte com 2 núcleo na zona leste  cidade Tiradentes,e-mail rose.fm.05@gmail.com ,fone (11) 95711-9958

Mabel Andrade Garcia .  AEB Siat II Armênia, mabel.aeb@gmail.com

Associação beneficente cultural educativa das associações . Zona leste. 940899539

Avceducativadasassociacoes@hotmail.com

Associação Beneficente CBM. Casa Verde – ZN; demaosdadas@comunidademanancial.org.b

Giselle. Associação estrela de Davi zona leste itaquera .fone 1198678-2133

Junto c pastora Ivonete

 

NOTA PÓS REUNIÃO

  • Entidades que se cadastraram via formulário e que já foi enviado ao SEBRAE pela Rede Social do Centro

Associação vidas contam
Instituto DIPI
Associacao clube de maes do jd Rosana Lourdes e adj
Associaçao Beneficente Menina Dos Olhos De Ouro
Igreja Pentecostal Ministério Siquem
Associação Beneficente Comunidade Bíblica Manancial
Associação Manas Pretas
Associação Comunitária Geração de Samuel
Associaçao comercial de Heliopolis e Regiao
Associacao beneficente cultural educativa das associacoes
Associação vidas contam
Centro Temporário de Acolhida
Associação União de Amigos do Jd São Francisco e Rodolfo Pirani
Instituto DIPI
A.D MADUREIRA SUZANOPOLIS/ PROJETO SEMEANDO VIDA ESPERANÇA E SERVIÇO SOCIAL
Associaçao Comercial de Heliopolis e Regiao
Associação Clube de mães do jd Rosana Lourdes e adj
Associação Comunitária Geração de Samuel
ABEXV Associação Beneficente Evangélica XV de Novembro
Associação Beneficente Educacional Tabernáculo
Associação Comunidade Bíblica Manancial
Associação beneficente Elo da Graça
Assiçiaçao de bairro de jd sao Bernardo e adjacências
Instituto Viver Melhor
Missao EbedeMeleleque
Instituto Projeto Moria
Gente de Perto – Associação Brasileira Beneficente Aslan
AEB – NÚCLEO PORTO SEGURO
AEB SIAT2 ARMÊNIA
Patrícia Arruda Apolinário
Instituto de Ação Social Videira
Igreja Pentecostal Ministério Siquem
Associação Dos Idosos da Zona Sul ROSA DE SARON
Projeto acreditar
ASSOCIACAO BENEFICENTE ANJOS DE OURO
Associação Mais Brasil
Associação beneficente Raul das tintas
Associação Projeto Virgula
Associação Beneficente Menina Dos olhos De Ouro
Associação Jd das Oliverias (1+1 Faz a Diferença)
Paz church SP – Ministério Amor e Ação
INSTITUTO BLACK FRIENDS JUNIOR
Associação Manas Pretas
Ong Para Todos LGBTI+
Instituto Josefina Bakhita
Instituto Brasileiro de educação Socio Ambiental – IBESA
Igreja Batista Elim
Associação Assertiva Juntos Somos Mais
Ministério Profetico Geração de Adoradoresm
CIS PROFESSOR FRANCISCO JAIRO PEREIRA LIMA
Primeira Igreja Batista em Sol Nascente
Associação Resiliência
Cooperativa mundial humanitária dos evangélicos e sócios – COMÚHEVS
Associação Assertiva Juntos Somos Mais
Igreja Batista Elim
Associaçãobenef casa de caridade vovó catarina email vovò Catarina pingo dgua
Associação vidas conta
Novo tempo
Associação Materna
Associaçao comercial de Heliopolis e Regiao
GUTEnberg de Araújo Feitosa
ABTUFM – Associação Beneficente Todos Unidos por Um Futuro Melhor
Associação São Vicente de Paulo
Instituto Educacional Cultural Social Ecofuturo
Instituto socorre me unidos pela vida
SEVA – Seguindo a Verdade em Amor
Instituto Sonhe
Missão Cena

 

 

 

PRÓXIMA REUNIÃO SERÁ INFORMADA DATA / LOCAL / HORÁRIO, VIA REDE SOCIAL

Este slideshow necessita de JavaScript.

About Rede Social do Centro

Check Also

Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro – 16 04 24

Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro – 16 04 24 Local: Câmara Municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat