LOCAL: Instituto Sonhe
Rua Cleveland 484 Campos Elíseos São Paulo SP
Dia/Hora: 01 de junho, Terça feira às 15hs.
Cozinha Solidária
A reunião iniciou às 15h15 com uma rápida apresentação dos presentes, devido as dificuldades com a transmissão on line foi interrompida a mesma ficando de enviar a presente ata aos que participavam remotamente.
A partir daí a reunião teve a interação apenas com os presentes e ficando alguns remotamente, mas sem poder interagir por conta dos problemas técnicos.
O Pr. Daniel Checchio falou sobre algumas experiências vividas no dia da reunião, entre elas, compartilhou uma conversa com um líder comunitário da região da Rua São Vicente na Bela Vista, onde ele demostrou pra nós que não basta apenas levar a cesta básica… mas é preciso direcionar o cidadão a ser a solução do problema, como? Instruindo ele a ser um gerador de renda, através de frentes como os programas do governo… também apresentou o Projeto Kalebe e falou da importância de fomentar cozinhas solidárias onde o cidadão voluntário pode passar de atendido por um projeto social para agente de transformação, quando ele passa a cozinhar, recebe uma ajuda de custo, a alimentação que ele mesmo produz para a comunidade também vai ajudar a sua própria família e muda o emocional do voluntário e o mesmo pode desenvolver um trabalho de alimentação para gerar renda para a família. Citou que os insumos para a cozinha solidária da Bela Vista são doados pelo Hospital Sírio Libanês, reforçou que a mesa é central nas relações humanas, sentar à mesa tem muitos benefícios entre eles minimizar problemas emocionais como carência de afeto… a cozinha solidária impactará em trocas de experiências, uma grande ação terapêutica para o cidadão que se encontra sem esperança, além evidentemente da fome. Falou que hoje já tem escala de voluntários na cozinha da Bela Vista.
Pediu para levarmos na próxima reunião, em 29/06/2021, as necessidades de cada região para início da cozinha solidária, também pediu a gentileza de compartilharmos com outras pessoas para aumentarmos a rede de cozinhas solidárias.
Equipamento mínimo necessário para cozinhar para 200 pessoas diariamente:
01 Fogão 02 bocas industrial
01 fogão 04 bocas convencional
04 Panelas de 20 litros
03 tábuas de polipropileno para cortar carnes e legumes
01 panela de pressão grande
Facas profissionais de vários tamanhos
01 Escorredor Grande de Macarrão
01 freezer
01 geladeira
Representantes de organizações sociais presentes na reunião se interessaram em também iniciar com a cozinha solidária.
Segue abaixo as regiões que se interessaram:
Ferraz de Vasconcelos
Jd Fontales
Sapopemba
Brasilândia
Jd Rochdale
Jd Peri
Itapevi
Jd Brasília
Cohab Nova Brasilândia
Jd Paulistano
Santa Cecília
Vila Ede
*Ficou marcada uma próxima reunião para o dia 29.06, Terça Feira às 15h no Instituto Sonhe.
No final o Pastor Clodoaldo fez uma oração pelos presentes*.