Home / Rede Social de Perus / Reunião Rede Social Perus em 10.2021

Reunião Rede Social Perus em 10.2021

REUNIÃO REDE SOCIAL PERUS EM 10.2021

A reunião foi realizada no endereço Rua Gomes Leite, 59 no dia 08/10/2021 as 14:00hs contando com a presença de representantes de organizações e associações sociais de Perus, assim como de representantes do CREAS Perus, Instituto Claret, SEAS e SASF Claret Perus.

Foram realizadas as apresentações individuais dos participantes.

A reunião iniciasse com o Pastor Daniel fornecendo um pequeno histórico da Rede Social do Centro que se inicia com o propósito de unir os equipamentos/serviços que trabalhavam na região da Cracolândia em prol da realização de ações conjuntas pela população alí presente. A Rede define-se pela união da sociedade com a presença do poder público, OSCs, igrejas, sendo a Rede laica, apartidária e foco social.

Em meados de 2010 ocorre a 1ª ação na região da Praça Princesa Isabel tendo início da geração de políticas públicas com foco no usuário de Crack. A partir desse momento a idéia começa a se propagar e temos netão a criação das Redes Leste, Osasco, Noroeste – Brasilândia…

Maria Caetano versa sobre a responsabilidade de cada um perante os problemas sociais que se apresentam na cidade, alerta ao fato de que muitas famílias se encontram em situação de rua também pelo momento pandêmico que enfrentamos e que de diversas maneiras acabou por gerar a falta de condições a essas famílias de manterem-se financeiramente levando a perda de seus trabalhos e consequentemente de seus lares.

Claudio Valença versa sobre a população de Perus ser composta de uma parcela de classe média baixa e de várias comunidades onde se encontra uma população que beira o está na linha de miséria com necessidades como
alimento, roupas, remédios e moradia entre outras. Fala sobre a falta de investimento público nas questões sociais da região.

India Mariano do Espaço Comunitário Jefferson Gonçalves relaa que o foco da organização são os vitimizados por enchentes que perdem praticamente tudo todos os anos; vale ressaltar que o Espaço leva o nome de uma das vítimas que perdeu sua vida durante uma dessas enchentes.

Dialoga-se sobre o impacto da tecnologia sobre a formação de nossas crianças e adolescentes e como isso pode impactar no futuro social.

Nanci e a Srª Maria Divina apresentam a Associação Mulheres Assim Assim que trabalha diversos processos de geração de renda com mulheres das comunidades como ferias de artesanato e coleta seletiva, sendo essa ultima a adotada em Perus.

Informa-se sobre o evento do dia 16/10/2021 será composto de duas festas onde uma será realizada pela manhã no espaço da Associação Mulheres Assim Assim e outra no período vespertino no espaço do Claudio Valença devido as
particularidades dos beneficiários de cada serviço. A estimativa de presença nas duas festas é de 600 crianças.

É realizado o levantamento dos insumos necessários para as festas, tanto o que já se possui como o faltante, como lanches, brinquedos para entretenimento das crianças…

Érica Coordenadora do CREAS Perus, informa que irá entrar em contato com a coordenação do CRAS sobre a possibilidade da presença do CadÚnico no evento e que irá articular uma tenda/mesa de orientação sobre o acesso aos
serviços oferecidos por CREAS, CRAS, SASF, SEAS NPJ.

Nanci relata sobre os cuidados que serão adotados sobre os protocolos de prevenção da COVID – 19 durante o evento.

O Pastor Daniel fornece 400 mascaras para serem distribuídas durante o evento.

Luciano do Intituto Claret fica responsável da confecção do Banner do evento das festas das crianças.

Como encaminhamento final foi definida a próxima reunião da Rede em 29/10/2021 no espaço da Associação Mulheres Assim Assim as 10:00 hs e como pautas o balanço do evento das crianças e a organização do evento de Natal, buscando a unificação das organizações em um evento único.

A reunião encerra-se com uma oração proposta e regida pelo Pastor Daniel e com a participação de todos os presentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

About Rede Social do Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat