Home / Ata Reunião Geral da Rede Social do Centro / Release da Ata Reunião – Rede Social do Centro – 14.09.23

Release da Ata Reunião – Rede Social do Centro – 14.09.23

Virada Sustentável terá ações gratuitas
de cidadania na Rua Santa Ifigênia

O evento ‘Rua Cidadã’ acontecerá dia 21/09, das 10h às 15h, e vai oferecer diversos atendimentos gratuitos; o mutirão é organizado pela Rede Social do Centro em parceria com a União Comercial de São Paulo

Em comemoração aos seus 13 anos de atividade, a Rede Social do Centro, em parceria com a União Comercial de São Paulo, fará o mutirão “Rua Cidadã”, no dia 21 de setembro, (quinta-feira), das 10h às 15h, em toda a extensão da Santa Ifigênia, a famosa rua de eletrônicos. O evento faz parte do calendário da Virada Sustentável, na capital paulista. Cerca de 300 voluntários participarão das atividades.

Diversos serviços serão oferecidos gratuitamente, como oportunidades de vagas de emprego, criação de currículo, emissão de carteira profissional e RG, corte de cabelo, ações de prevenção ao suicídio, atendimento ambulatorial, testes de glicemia, pressão arterial, HIV, vacinação, acolhimento social e oferta de banho, informações sobre Alzheimer, educação financeira, orientação sobre Cadastro Único, CRAS, CREAS e abordagem Pop Rua, além de alimentação, atividades lúdicas para crianças, oficinas de artesanato e apresentações musicais ao vivo, com a apresentação da banda cover do Queen.

O evento contará ainda, com atendimento do Ministério Público de São Paulo, da Defensoria Pública Estadual, da OAB para atendimento jurídico e um posto do INSS para orientação previdenciária.

A novidade deste ano será o atendimento clínico de pessoas vítimas de violência, como mulheres, população negra, público LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua, com orientações, resolução de conflitos e pequenas cirurgias.

“O nosso slogan para esse evento: ‘a gente é pelo centro, gente que faz, gente que ama, gente de paz’, é a essência de se construir um projeto social e de se trabalhar em rede. Sabemos que a busca pela paz, pela dignidade e por inclusão é uma necessidade urgente, não só pelo momento que estamos vivendo hoje no Brasil, mas por tudo o que acontece no mundo. Precisamos inverter a lógica do ódio, com ações educativas, afetivas e mecanismos que enalteçam a fraternidade entre as pessoas, ainda mais em um momento alarmante de tanta intolerância e preconceito. Agir pelo coletivo, pelas pessoas mais vulneráveis, deveria ser um dever de todo cidadão, independente do poder público”, ressalta Daniel Checchio, coordenador da Rede Social do Centro.

Sobre a Rede Social do Centro

A Rede Social do Centro nasceu a partir da articulação da sociedade civil organizada em conjunto com ONGS, igrejas, empresas privadas e o poder público, com objetivo de suprir a alta demanda da questão social da cidade. As atividades visam incluir socialmente a população em situação de rua que circula pelo centro e oferecer serviços para a comunidade local em ações integradas.

Em julho de 2010, por força de um instrumento do Ministério Público Federal, aconteceu o 1º Mutirão de Cidadania do Centro. Durante estes doze anos de atuação, a Rede Social do Centro já realizou mais de 1,5 milhão atendimentos à população da capital paulista. O trabalho em rede é caminho para transformação social.

Por que no Centro?
A região central da capital paulista concentra o maior número de pessoas em situação de rua, segundo levantamento da própria prefeitura. O número tem sido agravado com o aumento considerável de usuários de drogas. Somente em São Paulo, mais de 52.226 pessoas estão em situação de rua, sendo que mais de 55% se encontram no centro, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG), com base em dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (dados de fevereiro de 2023). A situação de rua atinge majoritariamente a população negra no nosso país. A cada 10 pessoas em situação de rua, sete são negras.

Nossos parceiros:
Comunidade Evangélica do Bixiga, União Comercial de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, OAB – Subseção Santana, Ministério Público de São Paulo, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Sindicato dos Comerciários, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Associação de Caridade China Brasil, Previdência Social- INSS, Sociedade Bíblica do Brasil, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Movimento Nacional ODS – São Paulo, Centro de Integração da Cidadania, Projeto Avarc, Próvitima, Abba Brasil, Clínica DG – Dayana Garcia, Instituto Fios de Ouro, Mackenzie Voluntário, Mackenzie, Biomedicina Ação Social, GAIAIzheimer, Instituto Karis, Associação Evangélica Beneficente – AEB, Despertar da Família Catedral, Missões Cristãs do Centro, Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego -CET, Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo- CATE, ONG Fazendo a Diferença, Promoção Humana, Associação Comunidade Ativa de Vila Clara – Mulheres em Ação e Restaurante vegetariano APFEL.


Serviço:
Rua Cidadã na Virada Sustentável 2023
Data
: 21/09 – quinta-feira
Horário de atendimento: das 10h às 15h
Local dos atendimentos gratuitos: Rua Santa Ifigênia (entre a Avenida Ipiranga e a Rua General Osório)

Nossas redes:

Site: www.redesocialdocentro.com.br
Facebook: https://www.facebook.com.br/redesocialdocentro/

Instagram: https://www.instagram.com/redesocialdocentro/

Youtube: Link Youtube

Mais informações à imprensa:

Rede Social do Centro
Assessoria de Imprensa – Polidea Comunicação

Ellen Martins – (61) 992552-2995 / imprensa.ellen@gmail.com

Alexandre Rigonato(11) 99607-8406 / alexandre@polideacomunicacao.com.br

Coordenação da Rede Social do Centro

Daniel Checchio – (11) 99236-3990 / comebi@ig.com.br

About Rede Social do Centro

Check Also

Ata da Reunião Geral da Rede Social do Centro – 14.05.2024

Ata da Reunião Geral da Rede Social do Centro – 14.05.2024 Local: Câmara Municipal de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat