Ata da Reunião de Articulação do Dia das Crianças no Bixiga 25.09

Ata da Reunião de Articulação do Dia das Crianças no Bixiga 25.09

Local: SEVA – Rua Rocha 167 – 7º andar

Tema: Evento de Dia das Crianças, 19 de outubro de 2024.

A reunião iniciou-se às 14h15 com uma rápida apresentação dos presentes, em seguida passamos à pauta do dia:
 Dia das Crianças no Bixiga
O Pastor Daniel iniciou sua fala explicando como funciona a Seva, a ONG da Comebi, e os projetos sociais que a compõem, tais como o Projeto Kalebe (segurança alimentar), o Projeto Dorcas (geração de renda), o Blessing Kids (educação) e a Padoca do Céu (também
alimentar).
Ele apresentou o cartaz feito pelo Tim para o evento com os logos dos participantes, falta ainda logos que não enviaram, (segue anexo o Cartaz) e falou sobre a sua preocupação em acolher as crianças carentes, muitas vezes órfãs de pais vivos. Exemplo citado
– o testemunho sobre um menino de 8 anos com pensamentos suicidas, que foi acolhido pela ONG e teve sua mentalidade transformada em dois meses de atendimento.
Por isso propomos não trabalhar somente pelo evento mas também procurar transformar a vida de alguém com os atendimentos. O entretenimento para as crianças é importante, mas deve envolver a familia como um todo, com saúde, social, documentação e etc para a comunidade do bairro. Desse modo, o acolhimento às famílias no evento funcionará como redutor de danos em tempos de alta vulnerabilidade social e desigualdade

Conversações:

Renata Pontes propôs contribuir com saúde, campanha de vacinação de influenza e trazer profissionais para olhar carteirinhas das crianças, o que levou Thais, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a demonstrar interesse em trabalhar em conjunto com ela, levando alunos para orientação de saúde.
Em seguida, Carlos Alberto, o Papai Noel do bairro, declarou como meta entregar 4.000 sacolas para as crianças do bairro no dia 14/12.

Pastor Daniel fez uma breve apresentação da lista do que a Comebi
costuma levar nos eventos:
Cachorro quente, algodão doce, pipoca, geladinho, saquinhos de doce, água, pintura de rosto, escultura de balão, kit de histórias infantis para pintar, brinquedos -, deixando em aberto para aqueles que gostariam de contribuir com algo.
Retomando a ideia do atendimento e apoio à família, não somente à criança, ele propôs um dia de impacto no bairro. Para isso sugeriu juntar as assessorias de imprensa para divulgar o evento.
Jamaica solicitou o rider das bandas que se apresentarão para providenciar um som adequado.
Thais da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, questionou sobre o horário do evento para informar sua equipe de voluntários, e o horário acordado em grupo foi das 10h às 14h, ou seja o de sempre nos eventos da Rede com a possibilidade de estender até 15h se houver público e material.
Philipe Valdivia do GFC Solidário disse que irá fazer conexões para conseguir doações de brinquedos para o evento.
Claudio Tourinho do Exército de Salvação disse que gostaria de fazer uma oficina de acrobacia com crianças mas precisava de tatames, Igor da Faculdade Phorte disse que irá procurer na sua
entidade que provavelmente tenha colchonetes.
A estimativa de atendimento com base em eventos anteriores, como o último evento de páscoa,foi de cerca de 500 crianças com suas famílias. Foi aberto no site da Rede Social do Centro e
lembrado que foram feitos na Pascoa deste ano mais de 10.000 atendimentos Antonio levantou a ideia de unificar as festas e fazer todas no mesmo dia. O Pastor Daniel disse que bairro tem a característica de ser acolhedor, com papel importante no atual momento de tensão na sociedade, e a unificação das festas seria ireal para causar impacto.
Wilton questionou a respeito de apoio político ao evento, e prontamente foi respondido que não contamos com nenhum apoio político, e não abrimos espaço para isso.O pastor trouxe a pauta de fazer folhetos de divulgação e cartazes para que a equipe da UBS possa ir de casa em casa informar sobre os atendimentos que acontecerão no evento. Claudinho do Amorbela se dispôs a fazer os folhetos e Carlão os cartazes.
Carlão perguntou sobre a possibilidade de falar mais sobre autismo, no âmbito de saúde mental, o que levou o grupo a comparar ideias de como trazer essa discussão de maneira mais construtiva.
Wilton do Sesc disse que irá em caráter emergencial procurar uma atração que circule o evento como foi no Mutirão da Rua Rocha, talvez seja uma atração circense.Por fim, definimos a data da próxima reunião, que será no aniversário do Wilton do Sesc. 9O pastor disse que traria o bolo.

A reunião foi encerrada com uma oração feita por Julia Kessa.

Próxima Reunião do Evento
Data: 15/10 Terça feira 15h
Local: Seva – Rua Rocha 167 – 7º andar

Presentes:
Renata Pontes – Interlocutora do CNRda Supervisão/Sé;
Thais – Universidade Municipal de São Caetano, USCS-SP;
Maria de Lourdes – PEP. INSS;
Carlos Alberto – Passeio do Papai Noel pelo Bixiga;
Marcia – passeio do papai noel pelo Bixiga;
Wilton Queiroz – Sesc 14 bis;
Antonio Carlos – Arena Bela Vista;
Janaína Costa – Arena Bela Vista;
Claudinho Nascimento – Associação Amorbela;
Igor Kauê – Faculdade Phorte;
Fernando Tomé – CVV;
Professor Claudio Tourinho – Exército da Salvação;
Regis Ferraz, Jamaica – Sindicato de bancários, Projeto Música
Preta;
Philipe Valdivia – GFC Solidário;
Pastor Daniel – Comebi;
Daniele D’Avila – Projeto Kalebe;
Julia Kessa – SEVA.

About Rede Social do Centro

Check Also

Ata da Reunião Geral da Rede Social do Centro 24-10

Ata da Reunião Geral da Rede Social do Centro 24.10.2024 Local: Câmara Municipal de São …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat